Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Home » » Benefícios do exercício físico.

Benefícios do exercício físico.

Escrito por: Aline K Paiva em 01 outubro 2014 | 21:53


O exercício físico é necessário para o ser humano, devido aos seus inúmeros benefícios. A caminhada ao ar livre é uma atividade fácil de praticar, pois não exige habilidade, é de graça, pode ser realizada em qualquer horário do dia e não há restrição de idade, ela é uma solução para aqueles em que não tem tempo durante a semana ou dinheiro suficiente.
Os principais motivos pelos quais as pessoas necessitam pelo menos, em realizar 30 minutos diários em uma caminhada são:


Melhoria na circulação; 
Ocorre a melhoria na circulação devido que, durante a pratica do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão e afinando o sangue. Além disso, a caminhada faz com que as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação da hemoglobina e a oxigenação do corpo. Com o maior bombeamento do sangue para os pulmões, o sangue contém maiores concentrações de oxigênio. E as artérias, os vasos capilares e as veias a se dilatarem e circular o sangue nas regiões periféricas do corpo, como os braços e as pernas.

O pulmão trabalha melhor; 
Devido a atividade física, exige com que os pulmões trabalhem mais, em relação. com a inspiração e expiração, consequentemente, isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras.

Combate a osteoporose;
O impacto dos pés com o chão tem efeito benéfico aos ossos. A compressão dos ossos da perna, e a movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada faz com que haja uma maior quantidade estímulos elétricos em nossos ossos, chamados de piezelétrico. Esse estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose.

Xô!! depressão:
Durante a caminhada, o corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quando uma pessoa realiza uma atividade física ela produz automaticamente este hormônio: a endorfina.

Melhora a qualidade do sono; 
A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite.

Aumenta a sensação de bem-estar; 
Uma breve caminhada em áreas verdes, como parques e jardins, pode melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima.

Deixa o cérebro mais saudável e ativo; 
Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. Entretanto, um novo estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostra que esse efeito antienvelhecimento do exercício pode ser possível também em relação ao cérebro, ao aumentar seus circuitos e reduzir os riscos de problemas de memória e de atenção. "Os estímulos que recebemos quando caminhamos aumento a nossa coordenação e fazem com que nosso cérebro seja capaz de responder a cada vez mais estímulos, sejam eles visuais, táteis, sonoros e olfativos"

Mantém o peso em equilíbrio e emagrece; 
E o papel da caminhada na perda de peso não para por aí. Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mostrou que, mesmo horas depois do exercício, a pessoa continua a emagrecer devido à aceleração do metabolismo causada pelo aumento na circulação, respiração e atividade muscular. 

Protege contra derrames, infartos e diabetes;
Quem anda mantém a saúde protegida das doenças cardiovasculares. Por ajudar a controlar a pressão sanguínea, caminhar é um fator de proteção contra derrames e infarto. "Os vasos ficam mais elásticos e mais propícios a se dilatarem quando há alguma obstrução. Isso impede que as artérias parem de transportar sangue ou entupam", diz Paulo. 

A caminhada também regula os níveis de colesterol no corpo. Ela age tanto na diminuição na produção de gorduras ruins ao organismo, que têm mais facilidade de se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos e por isso causar derrames e infartos, como no aumento na produção de HDL, mais conhecido como colesterol bom. 

O controle da diabetes ocorre devido que a insulina, substancia que é responsável pela absorção de glicose pelas células do corpo, é produzida em maior quantidade durante a pratica da caminhada, já que a atividade do pâncreas e do fígado são estimulados durante a caminhada devido a maior circulação de sangue em todos os órgãos.

Prevenção do envelhecimento:
A caminhada ajuda no envelhecimento, pois aumenta o reflexo e consequentemente diminui as quedas, fraturas, dependências e aumentando o tônus muscular, fazendo com que os idosos tenham mais agilidade, equilíbrio..

E você? Pratica exercícios? Se não, comece logo!

1 comentários :

Deixe seu recadinho aqui